Conferp marca presença no Congresso da Abrapcorp

Entre os dias 6 e 9 de maio de 2019, a cidade de São Paulo recebeu a 13ª edição do Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas da Abrapcorp.

O tema do XIII Congresso Abrapcorp: “Comunicação, Opinião Pública e Organizações”, cumpre o importante papel de construir o diálogo entre academia e mercado, tanto no âmbito nacional quanto internacional, além de conectar as temáticas anteriormente trabalhadas e estudadas nos congressos Abrapcorp já realizados.

Neste processo o Conferp e a Abrapcorp estão caminhando juntos visando contruir uma agenda positiva que possa fortalecer as duas entidades. Nesta caminhada dois momentos foram destaques:

 

Colóquio Acadêmico de formação do professor universitário

 

Na mesa de abertura, as professoras Silvia Salvatori (coordenadora do curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero), Margarida Kunsh(presidente da Abrapcorp), Aparecida Ferrari(coordenadora do Colóquio) e Marcelo Tavares (presidente do Conferp)

 

O Colóquio Acadêmico teve como propósito estabelecer um espaço único com coordenadores e professores universitários de Relações Públicas e Comunicação Organizacional para refletir sobre o cenário acadêmico contemporâneo, o novo perfil  do docente e do aluno e, também propor novas metodologias de ensino-aprendizagem.

A programação do Colóquio foi realizada no dia 06 de maio, das 9h às 18h30, teve uma carga horária de 8h e contou com três momentos:

  1. Conferência sobre a formação do professor;
  2. Painel sobre as novas metodologias desenvolvidas por coordenadores de curso e docentes e
  3. Mesa de apresentação de trabalhos previamente inscritos por professores.

O Colóquio teve como tema: “Formação do professor universitário, ensino e metodologias ativas para as relações públicas e comunicação organizacional”. A Conferência de abertura foi proferida pela Profa. Dra. Manolita Correia Lima (Coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica e professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internaciona da ESPM) e  teve como tema as “Reflexões sobre a formação do professor no ensino superior”.

 

Professora Manolita (ESPM) fez uma palestra de abertura que provocou muita reflexão

 

Em seguida, teve o Painel 1 com o tema “Competências acadêmicas e competências para a vida profissional”, que foi  mediado pela Profa. Dra. Sandra Nunes, UFAL. Participaram do painel a Ms. Juliane Martins, Doutoranda da ECA/USP e docente da UFPR, Ms. Gabriel Sadi, Docente da Universidad Salvador, Argentina e membro da Global Alliance e a  Profa. Dra.  Francieli Mognon, Coordenadora do curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

 

Painel com docentes: Gabriel Sadi(Argentina), Sandra Nunes(UFAL), Franciele Mongnon(UFPR) e Juliane Martins (ECA/USP)

 

Integrado às atividades do Congresso Abrapcorp, o Colóquio Acadêmico foi um espaço de reflexão com coordenadores e professores universitários de Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Logo após teve o painel 2, com o tema “Novas metodologias de ensino-aprendizagem no ensino de Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Em seguida,  foram feitas as apresentações dos resumos expandidos de trabalhos dos professores previamente inscritos.

 

Relatos e debates de trabalhos pelos professores

 

A proposta foi analisar o cenário acadêmico contemporâneo, o novo perfil do docente e do aluno e, também, propor novas metodologias de ensino-aprendizagem. A Coordenação do Colóquio foi da Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari, da Universidade de São Paulo/USP.