Avaliadores do Ministério da Educação (MEC) reconhecem excelência nos cursos de Relações Públicas na região do Conrerp6

O bacharelado em Relações Públicas, ofertados nas Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/UFAM) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) conquistaram a nota máxima na avaliação presencial do Ministério da Educação (MEC).

O presidente do Conrerp6, Antonio Lago, em nome dos conselheiros da atual eleitos nestagestão, parabeniza os reitores da UFAM e da UFMA das Universidades Federais do Amazonas e Maranhão pelo apoio disponibilizados às equipes de professores e servidores que fazem parte do corpo docente dos Cursos de Relações Públicas. Isto comprova que as atividades ofertadas para a formação dos futuros profissionais na região amazônica estão no caminho certo e que existe mercado para quem é competente e bem preparado. “Nos sentimos honrados por estas universidades fazerem parte da nossa jurisdição e queremos estar juntos nas futuras conquistas e desafios”, afirma Lago.

 

A conquista da NOTA MÁXIMA na Região Amazônica comprova educação tem espaço em qualquer lugar

Na Universidade Federal do Amazonas, os avaliadores institucionais foram os professores Renato Rodrigues Martins, graduado em Relações Públicas e pós-doutor em Comunicação Mercadológica Internacional, e Paulo César Martinez y Alonso, bacharel em Relações Públicas, Jornalismo e Direito e doutor em Filosofia da Educação.

O pró-reitor da UFAM falou sobre a nota máxima conquistada por esse bacharelado. “O mérito da nota cinco do Curso de Relações Públicas é da Coordenação de Curso juntamente com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), pela organização do material para apresentar à comissão do INEP/MEC”. “São analisados o Projeto Político-Pedagógico do Curso, o Projeto de Autoavaliação Institucional, as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade”, enumera ele o servidor, ao enfatizar que cada um, ao cumprir seu papel, contribui para a melhoria dos indicadores dos cursos da Universidade.

Para o coordenador do curso, professor Israel Rocha, é uma grande satisfação ter feito parte desse resultado, ainda mais que esta foi a primeira nota cinco do curso. “Nós nos preocupamos em deixar em evidência toda a produção docente e discente para os avaliadores. Conseguimos reunir as publicações dos professores, as premiações nacionais e regionais dos alunos, trabalhos produzidos nas disciplinas, nossa revista, entre outros”.

 

Dimensões avaliadas

Criado em 1977, pela Resolução nº 005 do Conselho Universitário da então Universidade do Amazonas (UA), o bacharelado formou sua primeira turma há mais de 40 anos, no ano de 1978. Hoje, são ofertadas 34 vagas para o período diurno. Com duração de quatro anos, as atividades são distribuídas na carga total de 3.230 horas, o equivalente a 171 créditos.

Em relação ao quadro permanente, são 13 docentes ao todo, dentre os quais seis doutores, seis mestres e um especialista, além de quatro professores temporários, sendo três deles como título de mestre e uma com título de doutora. Esse perfil levou a comissão do MEC a concluir pelo adequado dimensionamento entre os corpos docente e discente.

Os avaliadores foram enfáticos sobre o que levou o curso à nota cinco nesse quesito: “Corpo docente de altíssima qualidade acadêmica e profissional e que permite, dessa forma, passar não somente experiência, mas também apresentar cases de suas atuações profissionais e práticas aos alunos, promovendo a interdisciplinaridade e ainda a análise das competências e habilidades do Projeto Pedagógico de Curso (PPC)”.

No relatório, a comissão também aponta que a infraestrutura é adequada. “Os alunos de RP dispõem de oito salas exclusivas para o curso de RP, todas elas com quadros brancos, multimídia, carteiras confortáveis, murais, iluminação adequada e segurança”. Ainda nesse quesito, teve destaque o acervo de publicações obras nessa área, que, segundo os avaliadores, “atende de forma excelente às pesquisas de alunos e professores”.

Fonte e mais informações: https://www.ufam.edu.br/noticias-destaque/597-curso-de-ralacoes-publicas-da-ufam-e-nota-cinco-na-avaliacao-do-mec.html