Outubro Rosa

Antônio Carlos Lago
Presidente do Conrerp6

 

 

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.

É causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Por isso, previna-se.

Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.

 

O que é, como surgiu e por que é tão importante Outubro Rosa?

Todo mundo sabe que tem a ver com o câncer de mama, mas você realmente sabe do que se trata o Outubro Rosa?

Para quem não sabe, o Outubro Rosa é um movimento internacional durante todo o mês de outubro. Basicamente, seu objetivo é a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, o movimento virou uma campanha que alerta para a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia. Isso, sem contar, o estímulo ao autoexame das mamas, que pode ser feito em casa, em frente ao espelho.

Mas, nem sempre o assunto esteve tão em destaque assim. O Outubro Rosa, começou na década de 90, nos Estados Unidos. Na época, alguns estados americanos faziam campanhas isoladas sobre o tema.

A campanha sensibilizou a opinião pública e acabou sendo aprovada pelo Congresso Americano e o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Despois deste movimento foi que o laço cor de rosa, símbolo do Outubro Rosa, começaram a aparecer.

 

Laço Rosa

O símbolo da campanha foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Basicamente, ele apareceu a primeira vez na primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York.

Na época, os corredores receberam o Laço Cor de Rosa para usarem durante a corrida. Em seguida, ele passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda e em outros eventos.

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Desde então, em todos os cantos do mundo são realizadas campanhas e atividades alusivas e preventivas sobre o câncer de mama.

 

No Brasil

No Brasil, a comemoração foi instituída pela Lei nº 13.733/2018. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Este ano a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama. A SBM quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de     Covid-19.

O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, mas pode também ser assintomático para muitas mulheres. É importante, portanto, que a mulher conheça bem o seu corpo e possa analisar com frequência qualquer alteração nas mamas e procurar o médico ao notar alguma anormalidade.


Possíveis sinais e sintomas do Câncer de Mama

  • Alterações no tamanho ou forma da mama;
  • Nódulo único e endurecido;
  • Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo;
  • Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
  • Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
  • Sensação de nódulo aumentado na axila;
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
  • Secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos;
  • Assimetria entre as duas mamas;
  • Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
  • Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
  • Coceira frequente na mama ou no mamilo;
  • Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
  • Inversão do mamilo;
  • Inchaço do braço;
  • Dor na mama ou no mamilo.

 

O aparecimento dessas anormalidades pode ocorrer de forma isolada ou simultânea. É importante lembrar que esses sinais nem sempre indicam a presença de um câncer, sendo necessário consultar um médico para ter o correto diagnóstico.

 

Outubro Rosa x Câncer de Mama: Muitas Iniciativas

Sobre o câncer de mama, infelizmente, esse é o segundo tipo mais frequente no mundo e, por isso, merece tanta atenção.

No Brasil, por exemplo, o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, já com o câncer em estado avançado.

No final das contas, embora esse seja um problema recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para cuidarem de si mesmas.

 

SimplificaCI

A SimplificaCI é uma Startup de Comunicação Interna. Nasceu do sonho de dois colegas apaixonados por tecnologia e comunicação: Edelcio Molina e Ariel Costa. Observando os desafios dos profissionais de comunicação, que de alguma forma precisam se conectar com o principal público da organização, os seus empregados. Resolveram então criar uma solução para a Gestão da Comunicação Interna e lançaram para o mercado a SimplificaCI.

Confira o KIT exclusivo de materiais editáveis para você compartilhar com os seus colaboradores na sua TV Corporativa, E-mail e Aplicativo Mobile. Você também pode expandir a Campanha para suas Redes Sociais com os Filtros Exclusivos para Instagram criado pela SimplificaCI em parceria com a Womanas.

A Conselheira do Conferp, Mary Gabriela é Customer Success da SimplificaCI. Relações Públicas, especialista em Comunicação Interna adoro aprender e contribuir com o crescimento profissional das pessoas e na SimplificaCI atua no sucesso do cliente e busca contribuir na evolução da Comunicação com os empregados nas organizações.


Acesse o link a seguir e compartilhe a Campanha Outubro Rosa que a SimplificaCI em parceria com a Womanas lançou no mercado e solicita o apoio na divulgação desta bela iniciativa que o Conrerp6 apoia e incentiva.

https://simplificaci.com.br/blog/7-fatos-sobre-o-cancer-de-mama-outubro-rosa/

 

Fontes:

Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3309-quanto-antes-melhor-outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama

Fundação Susan G. Komen for the Cure: https://ww5.komen.org/BreastCancer/WhatisBreastCancer.html,

Blog da Saúde,
Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mulher (FEMAMA): https://www.femama.org.br/site/br/home?t=1602798817

Instituto Nacional de Câncer (INCA): https://www.inca.gov.br/campanhas/cancer-de-mama/2020/outubro-rosa-2020

Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM): https://www.sbmastologia.com.br/noticias/outubro-rosa-sbm-lanca-movimento-quanto-antes-melhor-e-chama-a-atencao-para-a-vida-saudavel/

SimplificaCI: https://simplificaci.com.br/blog/7-fatos-sobre-o-cancer-de-mama-outubro-rosa/

Foto: Leonardo Sá (Agência Senado)