Presidente do Conrerp 6 visita o Serpro para conhecer carteira digital profissional

Igor Almeida, Antônio Carlos e Carlos Alexandria

O presidente do Conrerp 6, Antonio Lago, participou, em outubro, de uma videoconferência com os servidores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) sobre Identidade Nacional Profissional. A reunião aconteceu na sede do Serpro em Brasília, no dia 8 de outubro. Participaram Igor Almeida (Serpro Brasília), Antônio Carlos (Conrerp6) e Carlos Henrique Alexandria (Serpro Recife).

A proposta da reunião foi conhecer os serviços do Serpro disponíveis que estão sendo oferecidos aos Conselhos Profissionais, entre eles e um deles que interessa ao Conrerp6 é o PROID – Identidade Nacional Profissional.

O serviço PROID é uma solução em nuvem que possibilita a transformação digital de qualquer documento de identidade físico, emitido por conselhos de classe, órgãos públicos ou qualquer outra entidade que emita identidade física para osseus profissionais, em um documento digital acessado via aplicativo de celular.

A solução permite nível de segurança e proteção de acesso por PIN, bloqueio do documento em casos de suspensão, garantia de autenticidade por verificação offline do documento, dados criptografados e assinados evitando fraudes e falsificações.

O presidente do Conrerp6, Antonio Lago, solicitou uma proposta para a prestação do serviço, valores, necessidades e prazos para implantação da Identidade. O Conselho aguarda a proposta para que seja avaliada a possibilidade de assinatura de um contrato com o Serpro para e em seguida oferecer este serviço aos profissionais de Relações Púbicas da regional registrados no Cponrer6.

Para Lago, isto pode representar seria um avanço no sistema, facilitariando a fiscalização e certamente iria aumentarndo a procura por novos registros e atualizações das inadimplências das anuidades no Conrerp que hoje, atingemcerca de 50% dos registrados.

A sugestão está sendo analisada junto aos foi encaminhada para avaliação dospresidentes do Conferp e demais dos Conrerps. A intenção é que, futuramente, todo o Sistema possa aderir ao serviço. O Contrato poderá ser direto com o Conferp ou com cada Conrerp de acordo com sua disponibilidade financeira. Vamos aguardar e conferir.