Associação dos Conselhos Profissionais no DF tem novos dirigentes

Tomou posse na segunda-feira (10), a nova diretoria da Associação dos Conselhos e Ordens de Profissões Regulamentadas do Distrito Federal (Ascop-DF), instituição que reúne mais de 30 autarquias responsáveis por fiscalizar e regulamentar profissões na região. Geraldo Francisco do Nascimento, que preside o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-DF), foi eleito com a proposta de defender as entidades diante da ameaça de extinção ou desregulamentação de várias categorias pelo governo, com a edição da PEC 108, suspensa pelo Congresso Nacional após forte pressão dos representantes.

A matéria está sendo revisada para uma possível reapresentação, após a iniciativa dos líderes dos Conselhos de mostrar que centenas de categorias profissionais seriam bruscamente extintas ou deixariam de ser fiscalizadas com graves prejuízos na prestação de serviços à sociedade. “Convencemos o governo e parlamentares de que os Conselhos, ao contrário do suposto, podem contribuir muito em favor da liberalização econômica, modernização do setor produtivo e dinamização do mercado”, disse Nascimento.

O propósito de fortalecer os conselhos em torno de uma entidade representativa é criar canais de diálogos construtivos entre dirigentes do setor e os poderes públicos, mostrando que os Conselhos são parceiros importantes na descentralização administrativa e no ordenamento das atividades de todas as categorias profissionais. “Nas sociedades avançadas em todo o mundo, os Conselhos Profissionais são agentes fundamentais para garantir a valorização profissional de categorias, evitar a deterioração de setores essenciais na economia, defendendo a sociedade contra práticas danosas nas ocupações laborais”.

Segundo Geraldo Nascimento, os Conselhos têm quadros de experientes especialistas no campo jurídico, administrativo e político, com vivência prática em seus segmentos e conhecimento real sobre as necessidades e potenciais de cada categoria. Para ele, atributos importantes de apoio ao Estado para qualificar os serviços profissionais prestados à sociedade. “Por isso, nos reunimos em torno de uma entidade representativa que possa contribuir com os poderes e auxiliar no aprimoramento das bases legais”, explicou. O país tem hoje 535 Conselhos Profissionais responsáveis por regulamentar e fiscalizar categorias.

POSSE

Geraldo Nascimento toma posse na Ascop-DF ao lado da vice-presidente Gilcilene El Chaer (Conselho Regional de Farmácia), do secretário geral Renato Pedreiro Miguel (Conselho Regional de Biomedicina) e do Tesoureiro Udenir de Oliveira Silva (Conselho Regional de Administração). Também foram empossados os conselheiros fiscais Marcos Wesley Feitosa (Conselho Regional de Enfermagem), Cesar Augusto Bergo (Conselho Regional de Economia) e Nicole Christine de Azevedo Silva (Conselho Regional de Educação Física), além dos suplentes Antonio Carlos Lago (Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas), Fabio Lima Cordeiro (Conselho Regional de Biblioteconomia) e Felipe Musardo Firmino.

O presidente do Conrerp6, Antônio Carlos Lago, participou da solenidade e fez parte da mesa de autoridades. Lago acredita que a nova diretiva da Ascop-DF vai dar continuidade aos trabalhos da gestão anterior e já conversou com o novo presidente, Geraldo Nascimento, para fortalecer a articulação política, visando implementar ações para dar maior visibilidade sobre o papel dos conselhos em defesa dos serviços prestados a sociedade. O presidente do Conrerp6 destacou ao presidente da Ascop-DF a necessidade do lançamento da campanha de esclarecimento sobre a importância dos conselhos, que foi desenvolvida pelos representantes das áreas de comunicação dos conselhos que integram a Associação.