Conexões RP Online

Salve na agenda! Dias 9, 10, 11 e 12 de setembro, temos compromisso marcado com você.

Vem aí, o primeiro grande evento online do Sistema Conferp-Conrerps.

O Conselho Federal e Conselhos Regionais de Profissionais de Relações Públicas estão organizando uma série de webinars e workshops para levar até você mais conhecimento e gerar valor a nossa profissão.

Vamos discutir a importância do papel do comunicador em cenários de mudança, gestão de crises e relações de trabalho. Confira a agenda e inscreva-se!

Mercados emergentes para o profissional de comunicação

Dia 9 de setembro, às 19:00

João Ramos (Black Sheep) • Annemarie Richter (TRF 1)
Gabriel Finamore (Ação Gueto)
Mediação: Ana Manssour (Conferp e Verbo Mulher)

Perfil do profissional de comunicação no cenário de mudanças

Dia 10 de setembro, às 19:00

Anderson Ortiz (UFF/RJ) • Juliana Müller (ABRP Nacional)
Daniela Kraemer (General Motors) • Ágatha Paraventi (Cásper Líbero)
Mediação: Marcelo Tavares (Conferp e Uniritter)

Desafios da comunicação organizacional durante e pós-pandemia

Dia 11 de setembro, às 19:00

Ilana Trombka (Senado Federal) • Ariane Feijó (Otimifica)
Suzel Figueiredo (Ideafix) • Danielli Gaiotti (ArcelorMittal)
Mediação: Fernando Lemos (Conferp e AESC)

Workshops

Dia 12 de setembro, às 10:00 e às 14:00

Divulgação em breve aqui.

As inscrições para os workshops serão realizadas separadamente.

Conheça mais sobre nossos convidados

Ágatha Paraventi
Registro Profissional Conrerp 2/3707

Doutoranda e Mestre em Ciências da Comunicação (Ética Organizacional) pela ECA/USP, com Pós-Graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP e graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou por 11 anos no mercado corporativo, nas áreas de Relações com Imprensa, Comunicação Interna, Relações com Consumidor e Relações com Fornecedores, em empresas e agências. Co-autora dos livros Comunicação organizacional estratégica (2016), Ensaios sobre Comunicação com Empregados (2015) e Relações Públicas Estratégicas (2011). Diretora Administrativa na Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (2014-2016). Colunista da Aberje. Professora da Faculdade Cásper Líbero na disciplina Ética e Legislação em Relações Públicas e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Anderson Ortiz
Registro Profissional Conrerp 1/3718

Doutor e mestre em Comunicação Social na área de Tecnologias de Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduação pela UERJ em Relações Públicas e Jornalismo, com especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública. Atualmente, sou professor adjunto da Universidade Federal Fluminense no curso de Publicidade e Propaganda. Leciono também na graduação de Relações Públicas das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) desde 2008. Coordenou a graduação de Relações Públicas da FACHA (2016 a 2019). Lecionou em IES públicas e privadas: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ) entre os anos de 2015 e 2016, Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2013 a 2014, e Universidade do Estado do Rio de Janeiro de 2004 a 2008. Atua como consultor em comunicação, com experiência nas áreas de Marketing e Comunicação Organizacional, com ênfase em Pesquisa e Consultoria na área de serviços em entidades privadas e do terceiro setor. Trabalhou para organizações como Clu Med, Ideafix, ISDN Talentos em TIC, Câmara de Comércio Americana, Grupo Libra, International Flavors and Fragrances, entre outras.

Ana Manssour
Registro Profissional Conrerp 4/1608

Relações Públicas pela PUC/RS e mestre em Administração com ênfase em Organizações pela UFRGS, tem mais de 30 anos de experiência profissional em empresas de pequeno, médio e grande porte de diversas áreas. Lecionou em cursos superiores de Administração e Comunicação Social e de pós-graduação em Comunicação Empresarial. É fundadora e gestora do Verbo Mulher.

Annemarie Richter
Registro Profissional Conrerp 3/1206

Mediadora de conflitos, professora, palestrante, graduada em comunicação social e mestre em Mediação e resolução de Conflitos. Conciliadora do TRF1. Nos seus 25 anos de experiência foi responsável pelas áreas de comunicação e marketing de grandes empresas, trabalhou em mais de 70 projetos de licenciamento socioambiental e gestão de stakeholders em todo o país. É especialista em Princípios do Equador, Padrões de Desempenho do IFC, GRI G4 e ISO 26.000, Justiça Restaurativa e Comunicação Não Violenta .É diretora da Girassol Soluções Socioambientais e nos últimos 15 anos dedica a sua carreira para a compreensão e mediação de conflitos através de projetos de análise de risco social, relacionamento com comunidades e pessoas interessadas, processos de escuta e diálogo e construção de programas de desenvolvimento sustentável para empresas como AngloGold Ashanti, Usiminas, InterCement, Nexa Resources, Brennand Cimentos, BH Airport, DNIT dentre tantas outras.

Ariane Feijó
Registro Profissional Conrerp 4/3704

Relações-públicas, especialista em marketing, com mais de uma década de vivência em países, empresas e eventos na Europa. É idealizadora da inteligência INBOUNDPR (2010), a primeira a sincronizar marketing, tecnologia e vendas com Relações Públicas. Já passou por multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhou com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É membro da World Communication Forum Association, na Suíça e Diretora Executiva da Otimifica, consultoria estratégica de marketing digital que atende empresas de diversos portes, no Brasil e em Portugal.

Daniela Kraemer
Registro Profissional Conrerp 4/1814

Graduada em Comunicação Social com enfase em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica, Daniela  possui especializações em Gestão de marcas, Marketing e Gestão empresarial. Com ampla vivência em comunicação corporativa e marketing, construiu sua carreira em empresas de grande  e médio porte tendo atuado  em agências de publicidade,  varejo, serviços e indústria . Atualmente, é Gerente de Relações Públicas e Governamentais  na General Motors do Brasil  onde é responsável pelas relações institucionais da empresa perante seus  variados públicos, junto suas operações nas cidades de Gravataí – RS e Joinville – SC e coordena o comitê de sustentabilidade da empresa. Daniela também representa a General Motors  ocupando    funções como  Diretora FIERGS/CIERGS, Coordenadora Comitê de Cidadania da FIERGS/CIERGS, Diretora ACIGRA e Conselheira Sesi e Senai Gravataí.

Danielli Gaiotti
Registro Profissional Conrerp 3/1803

Danielli Soares Melo Gaiotti é formada em Relações Públicas e Mestranda na PUC Minas em Comunicação Social, Interações Midiáticas. Ela tem MBA em Gestão do Negócio na FDC, pós-graduação em Gestão de Comunicação na FAESA e Curso Internacional em Comunicação Organizacional da Aberje em parceria com a Syracuse University. Danielli é professora do MBA de Branding da PUC Minas e professora convidada do MBA do CEDIN e da FUCAPE. Mais de 20 anos de experiência na área de comunicação corporativa e relações institucionais. Desde 2004 é executiva da ArcelorMittal atuando como responsável pela Marca e Especialista em Comunicação e Relações Institucionais no Centro Corporativo da empresa em Belo Horizonte, MG. Sob a perspectiva de comunicação, Danielli coordena o comitê de diversidade & inclusão e também o comitê de imagem reputação e sustentabilidade.

Fernando Carara Lemos
Registro Profissional Conrerp 4/2397

Relações Públicas (UNISINOS), com MBA em Gestão Empresarial (IBGEN) e Mestrado em Comunicação Organizacional (PUCRS), atua há 15 anos no mercado de comunicação corporativa. Atualmente exerce a função de Chief Marketing Officer na Associação Educadora São Carlos (mantenedora de uma rede de hospitais, escolas e serviço de atendimento ao migrante), em Porto Alegre. É co-fundador do Projeto HáComTecer – Ressignificação das Relações de Trabalho.

Gabriel Finamore
Registro Profissional Conrerp 2/4630

Graduando em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC- Campinas). Técnico em Eventos pelo Pronatec na Uninove – Vila Prudente, Técnico em Informática pela ETEC – Abdias do Nascimento. Na GAIA Social (onde atuou até maio de 2020), vivenciou grandes experiências; trabalhou como Assistente de Projetos desenvolvendo planos para negócios de impacto e comunidades locais. Foi voluntário nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e, hoje, presta serviços à sociedade como mesário no TRE – (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) nos períodos das eleições e como Jurado no Tribunal do Júri Popular no Fórum Central da Cidade de Campinas (Palácio da Justiça). Com a atual crise sanitária, Gabriel reuniu-se com um grupo de amigos do bem e desenvolveu o projeto “Ação Gueto” que tem por objetivo, atender as demandas de comunidades periféricas e que vivem em estado de vulnerabilidade social. Em menos de 3 messes o grupo atendeu mais de 200 famílias, garantindo o mínimo para que sobrevivam a esta Pandemia.

Ilana Trombka
Registro Profissional Conrerp 6/667

Diretora-geral do Senado Federal. Mestre em Comunicação Social e graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especializada em Direito Legislativo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Cofundadora da Frente Parlamentar do Programa Antártico Brasileiro, que tem entre seus objetivos incentivar a continuidade das pesquisas realizadas por cientistas brasileiros no Continente. Também cofundadora do Grupo Mulheres do Brasil, seção do Distrito Federal. Finalista do Prêmio viva 2018 e vencedora de duas edições do Prêmio Opinião Pública (POP).

João Ramos
Registro Profissional Conrerp 4/3933

Graduado em Relações Públicas e pós-graduado em Sociologia. Co-founder do Black Sheep Project, hub de inovação criativa que vem democratizando o assunto de formas mais inusitadas possíveis. Também foi co-idealizador do BS Festival, considerado pela Chicken or Pasta e pela White Rabbit como um dos maiores e melhores festivais de inovação do mundo. Foi um dos criadores da Startup Pague com uma foto, que transformou a forma de milhares de consumidores pagarem por produtos e serviços. Possui mais de 14 anos de experiência na criação e desenvolvimento de projetos de live marketing, tendo passado por importantes agências e empresas. Atuou como professor no curso de pós-graduação de Empreendedorismo Criativo em Eventos na Feevale e atualmente também é professor universitário em cursos de graduação de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda na Uniritter.

Juliana Müller
Registro Profissional Conrerp 4/3294

Atual Presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas, Executiva Nacional e Regional RS/SC e Coordenadora de Comunicação e Eventos na Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul. Graduada em Relações Públicas pela ULBRA e pós-graduada em Gestão de Negócios e Marketing pela Instituto Pedagógico de Minas Gerais. Experiência em comunicação institucional, gestão de relacionamento e eventos corporativos; Planejamento e operação em Projetos Institucionais, pesquisa de mercado e segmentação de público. Ministrante de cursos de extensão relacionadas a eventos corporativos, gestão de relacionamento e comunicação corporativa/institucional.

Marcelo Tavares
Registro Profissional Conrerp 4/3120

Marcelo de Barros Tavares, doutorando e mestre em Comunicação Social pela PUCRS, bacharel em Relações Públicas pela ULBRA, membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Prática de Comunicação (GPePCom). Atua como Gerente Nacional Acadêmico da Escola de Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Artes e Humanidades da Laureate Brasil, e preside o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP) na gestão 2019/2022.

Suzel Figueiredo
Registro Profissional Conrerp 2/3309

Relações-públicas, pesquisadora, professora e CEO da Ideafix Pesquisas & Inteligência Corporativa, empresa focada em métricas de Comunicação Corporativa. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e especialista em Pesquisa de Opinião, Mercado e Mídia, pela ESPM,  ministra aulas e cursos sobre Pesquisa e Mensuração há mais de 20 anos. Na ABERJE é professora nos cursos livres e no MBA de Comunicação Corporativa. Atualmente é professora convidada para ministrar a disciplina de mensuração e pesquisa no curso de especialização GESTCORP, da ECA-USP e no MBA de Comunicação Estratégica da UFBA – Universidade Federal da Bahia. É conselheira da ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa e da ASBPM – Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia.