Trilogia RP: mitos e verdades

O Conrerp6 vai estar representado no evento organizado pela ABRP Nacional “TRILOGIA RP: MITOS E VERDADES”. A Conselheira e delegada do Conrerp6, Aline Furtado, é Relações Públicas e Supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa no estado do Amapá, foi convidada para falar sobre tema  Diversidade, equidade e realidade que integra o Painel Realidade. A apresentação da conselheira acontece no dia 03 de dezembro, ás 19h30.

Conselheira e delegada do Conrerp6, Aline Furtado, é Relações Públicas e Supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa no estado do Amapá.

Diversidade, equidade e realidade

De acordo com o dicionário, o conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo. Neste viés, a partir do tema diversidade, equidade e realidade proposto pela ABRP, para a promoção do evento Trilogia RP: mitos e verdades no ano de 2021, em   comemoração    do Dia Nacional das Relações Públicas, Aline Furtado participa do Painel Realidade, previsto para acontecer a partir das 19h30,  no dia 3 de dezembro de 2021.

A abordagem mostra a realidade apresentada no Norte do Brasil, especificamente nas culturas organizacionais frente às diversidades (cultural e social), com diferentes costumes e tradições (língua, crenças, comportamentos, valores, culinária, política, arte, música, entre outros), diferenças em termos de gênero, orientação sexual, classe social, raça e etnia, religião, entre outros aspectos.

Com isso, a conselheira apresenta  a realidade encontrada pelos profissionais de comunicação, especialmente ao profissional de Relações Públicas, dentro da organização ao qual ela trabalha, que é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no estado do Amapá. A supervisora exemplifica,  o trabalho estratégico em rede de Comunicação para o Desenvolvimento, como um braço à pesquisa e difusão de tecnologias na Embrapa. Uma extensão ao trabalho habitual de assessoria de comunicação e eventos.

Aline Furtado aprofunda sua exposição ao trabalho publicado e apresentado no VIII Colóquio Semiótica das Mídias, vinculado ao Congresso Pentálogo X, do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO), em novembro de 2019. O artigo “Comunidade global e protagonista da informação no Território da Castanha: diagnose de comunicação”, consiste em um trabalho com foco na compreensão cultural e social da comunidade ribeirinha-agroextrativista do Cafezal do município de Almerim/PA, a fim de subsidiar ações integradas de comunicação e difusão da tecnologia castanha na roça, no território ao qual a comunidade estava inserida.

Esse trabalho com uma perspectiva sociológica estruturado desde 2018,  fez parte do Projeto Amazocom, coordenado pela Embrapa, com ações de comunicação transversal aos projetos de transferência de tecnologias, intercâmbio e construção do conhecimento financiados pelo Fundo Amazônia, e reúne todas as Unidades da Embrapa da Amazônia Legal. Aline exemplifica ainda por meio de um vídeo, um outro trabalho semelhante, com este mesmo viés realizado pela equipe de comunicadores da Embrapa Acre (o qual tem um profissional de Relações Públicas). Trata-se de um vídeo produzido por indígenas no 3º festival de Atsá Puyanawa (em 2019). Este vídeo é um resultado prático da oficina de Comunicação Comunitária desenvolvida no âmbito do projeto Amazocom.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=rsvKq4YH8-w