Dia Internacional das Mulheres

O dia 8 de março é conhecido internacionalmente como Dia das Mulheres após a luta pelo movimento de igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino, evoluindo para uma maior pauta de causas e defesas de direitos. Em 1975, a data foi instituída oficialmente como Dia Internacional das Mulheres pelas Nações Unidas, e é comemorada atualmente em mais de 100 países.

É, portanto, um dia de celebração da força e conquista feminina, que tanto enobrece a profissão de Relações Públicas. Profissão, inclusive, que muito se identifica com as mulheres: a busca pelo diálogo, a empatia para enxergar o outro e os públicos, a justiça na mediação de interesses e o foco no alcance dos melhores resultados para as partes. São também as mulheres aquelas que têm reconhecidamente mais jogo de cintura para enfrentar situações de crise e para liderar equipes, perfil alinhado à profissão.

Tanto é uma verdade essa identificação, que há uma predominância feminina na atividade de Relações Públicas atualmente no Brasil, com destaque para mulheres líderes, empreendedoras e inovadoras na profissão. Temos também a primeira Relações Públicas portadora de Síndrome de Down, prova da luta por colocação justa na sociedade, e tantos outros lugares de protagonismo feminismo em nosso campo de atuação. No Conrerp 6, elas também são a maioria em nosso organograma, ocupando cargos em toda a nossa estrutura e comprovando o protagonismo, a seriedade e engajamento das mulheres na profissão. As Relações Públicas amam as mulheres, e a recíproca parece ser verdadeira.

Dessa forma, celebramos hoje e todos os dias as mulheres, valorizando sua importância na construção de uma sociedade mais justa, igual e solidária, com olhos críticos e também carinhosos às questões mais importantes da vida pública e privada, e nos juntamos na luta por igualdade também material em reconhecimento profissional e financeiro. Parabéns, e obrigado, mulheres!