Na sede da JICA Brasil, em Brasília, o presidente do Conrerp6, Antonio Carlos Lago, o Assessor de Relações Governamentais, Alan Pereira e o vereador de Xinguara/PA, Nelcino Lopes, participaram de uma reunião com os representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA Brasil, a Coordenadora-Geral de Projeto, Eri Taniguchi e o Coordenador Katsuya Ishihara que fizeram uma apresentação das atividades da Agência, os projetos, as possibilidades de cooperação técnica entre entes federativos, empresas públicas e privadas, as linhas de financiamentos e formas de contrapartidas.
O vereador de Xinguara, Nelcino Lopes ficou interessados em aprofundar nas informações sobre as possiblidades de financiamentos e projetos de cooperação técnica com a região, principalmente nas áreas da saúde, agricultura familiar, infra-estura para o desenvolvimento regional e também no segmento da educação. Ficou muito interessado, vai retornar e articular com prefeituras, banco do estado ou outro ente federado que atenda os critérios exigidos pela Agência para o fechamento de parcerias.
Lago, já conhecia a JICCA e pela sua experiência como servidor do Ibama que tem projetos na área de gestão ambiental com a Agência, aproveitou a visita para esclarecer e consultar sobre a possibilidade de se construir uma linha de cooperação e financiamentos de oportunidades na áreas de educação visando a capacitação profissional e de governança na área de Relações Públicas sem contrapartidas para o Conselho e com outras entidades de comunicação visando o fortalecimento do ensino e mercado no País e na América Latina.
O encontro marca mais uma etapa dos esforços para fortalecer as relações entre o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (6ª Região) e as entidades de cooperação nacional e internacional, além das embaixadas dos países com sede em Brasília. Na ocasião, foi entregue um informativo do Sistema Conferp/Conrerps sobre a atuação do Conrerp6 e dos demais Conselhos Regionais conforme a jurisdição de cada um.
Atualmente, além da assistência prestada pelo Japão ao Brasil, a Agência também desenvolve uma forma de atuação em que os dois países prestam assistência a fim de contribuírem para a solução de problemas sociais. Diante das realidades e das crescentes oportunidades de desenvolvimento social por meio da cooperação indústria-governo-universidade, a JICCA está trabalhando para solucionar os problemas do Brasil, da América Latina e do mundo em parcerias com os governos locais, universidades e empresas japonesa.