O Brasil acaba de conquistar duas premiações e reconhecimento internacional na área de Relações Públicas. A primeira premiação foi o Chasqui de Prata outorgado pela Confederação Interamericana de Relações Públicas (Confiarp) ao Jornalista e Relações Públicas Antônio Carlos Lago, atual presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp6). Lago já presidiu a Confiarp e na sua gestão foram organizados um Congresso Interamericano e um Foro Internacional de Relações Públicas. Hoje, é Conselheiro Permanente da entidade e já trouxe 3 Congressos Interamericanos para o Brasil (2010 e 2020) e o próximo que acontece em 2025, em São Paulo.
O Chasqui de Prata é o maior reconhecimento da entidade a um profissional da área quando são analisadas a sua trajetória levando em consideração não apenas por uma atividade realizada e sim pelo conjunto da obra de suas participações nas ações e decisões da Confiarp. Principalmente pelo tempo de envolvimento e colaborações nos eventos e atividades promovidos pela Confederação. O Prêmio foi entregue durante a solenidade de encerramento do 39º Congresso Interamericano de Relações Públicas, realizado na cidade de Viña Del Mar, no Chile, que contou com a presença de 12 representantes dos países da América Latina e Caribe, que são membros da Confiarp.
A segunda premiação foi o Chasqui de Ouro outorgado pela Confiarp ao Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp). O Chasqui de Ouro é o reconhecimento máximo às instituições representativas dos Profissionais de Relações Públicas que prestam relevantes serviços ao ensino, mercado e a categoria em seus países. Como o Conferp não teve representante no Congresso e por decisão unânime do Conselho Diretivo da Confiarp, a premiação foi entregue pela ex-presidente da Confiarp, Maritza Moquero ao presidente do Conrerp6, Antônio Carlos Lago. O Chasqui está na sede do Conrerp6 para ser entregue ao Conferp.
Os profissionais de Relações Públicas estão conquistando cada vez mais espaços no mercado internacional. Suas atividades são direcionadas para os campos estratégicos de planejamento e gerenciamento da comunicação nas organizações onde atuam nos diversos países da América Latina e Caribe. Nas áreas políticas, internacionais, ambientais e sociais, suas ações são desenvolvidas visando consolidar, com responsabilidade, as marcas das empresas e instituições perante a opinião pública.
Próximo Congresso da Confiarp
Na solenidade de encerramento do Congresso da Confiarp, foi anunciado que o Brasil conquistou o direito de ser sede para realizar o 40º Congresso Interamericano de Relações Públicas, que vai acontecer de 24 a 26 de setembro de 2025, na cidade de São Paulo. A realização do congresso em nosso País é o reconhecimento da importância estratégica de que as ações de Relações Públicas vêm exercendo no Brasil e nos países latino-americanos. Conquistando, através dos seus encontros, congressos e reuniões, um caminho seguro para a profissão, respeitando as necessidades e realidades do mercado em cada país. Esta conquista foi uma iniciativa dos Conselhos Regionais de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), que foi reintegrada como membro na Confiarp.
As maiores Agências de Relações Públicas do Brasil estão no estado de São Paulo que trabalham em parceria com as empresas locais, contribuindo para o amadurecimento dessa área no País. Uma realidade que pode ser melhorada se todos valorizarem mais este campo de trabalho e se as entidades de classe se organizarem em ações conjuntas para se buscar unidade e credibilidade junto aos novos dirigentes eleitos, principalmente junto à classe empresarial dos estados e municípios.
O mercado de Relações Públicas tem uma enorme perspectiva de crescimento. É preciso que os profissionais e dirigentes das agências de Relações Públicas acreditem mais no seu potencial. Nesta nova fase, é estratégico que o mercado de propaganda, imprensa, marketing e das redes sociais conheçam um pouco mais o que Relações Públicas pode fazer por suas empresas e clientes, tais como: planejamento estratégico da comunicação corporativa, da comunicação dirigida aos públicos das instituições, relações com a mídia, assessoria política e de imprensa, gerenciamento de crises, relação com investidores, pesquisa de opinião, cooperação técnica, relações governamentais e outras áreas especiais que começam a se destacar como saúde, tecnologia da informação, meio ambiente, turismo e relações internacionais.
Os profissionais de Relações Públicas têm a obrigação de estarem capacitados para responderem por estas atividades. É de sua competência assessorar os dirigentes em decisões que possam ter repercussão na opinião pública, estar atento a tudo que acontece e ser muito bem-informado. Relações Públicas é uma profissão regulamentada por Lei, têm características abrangentes e lida diretamente com administração, gestão de crises e planejamento estratégico da comunicação nas organizações.