Mais uma vez a atual Diretoria Executiva do Conferp e o seu representante na Confiarp tentaram, numa jogada politicamente desastrosa e prejudicial para a classe e o país, cancelar a realização do 40º Congresso Interamericano de Relações Públicas a ser realizado de 24 a 26 de setembro de 2025, na cidade de São Paulo. Tudo por questões pessoais em retaliação àoposição dos Conselhos Regionais à atual gestão do Conferp. A categoria não merece e não tem nada a ver com a divisão provocada por um grupo que assumiu as duas últimas gestões, sem entregas para área e causando um grande retrocesso no Sistema Conferp/Conrerp.
Uma atitude que visou enfraquecer ainda mais os conselhos Federal e Regionais. Este posicionamento, no entanto, não tirou o brilho, a unidade e iniciativa dos Conrerp 2, 3, 4 e 6 que em conjunto com a força, a marca e a determinação da Associação Brasileira de Relações Públicas (que também é membro da Confiarp e já realizou o mesmo congresso em 2010, em Brasília, sem o apoio do Conferp) enviaram correspondência em setembro de 2023 à presidente da Confederação Interamericana pleiteando o direito do Brasil ser sede do 40º Congresso da entidade.
A solicitação foi apreciada e aprovada por todos os membros presentes na Reunião Ordinária durante o 38º Congresso, realizado em outubro de 2023, em Honduras. Assim, ficou decidido que a ABRP e os Conselhos Regionais deveriam apresentar a proposta na Reunião Ordinária da Confiarp durante o 39º Congresso da Confederação que foi realizado em outubro de 2024, no Chile. O projeto foi apresentado e sem a presença do representante do Conferp, a proposta foi aprovada mais uma vez por todos os membros presentes na reunião e ficou confirmada a realização do evento no Brasil.
O Congresso foi encerrado com a entrega de premiações e mesmo com a ausência do representante do Conferp no evento, o presidente do Conrerp6 por decisão dos membros da Confiarp na reunião, recebeu o Chasqui de Ouro outorgado ao Conselho Federal que foi entregue na sede do Conrerp6, em Brasília, para a secretária da Diretoria Executiva do Conferp, Maria Mendonça. Lago também foi homenageado e recebeu o Chasqui de Prata pelos serviços e colaborações prestadas a Confiarp como ex-presidente e Conselheiro Permanente da entidade.
Após o encerramento das atividades e ao retornar ao Brasil, Lago convocou a ABRP que se uniu com os Conselhos Regionais para dar prosseguimento às mobilizações visando buscar apoios e parcerias para a organização do Congresso em 2025. Sem perder tempo, já fecharam parceria com a Faculdades Cásper Líbero que vai ceder suas instalações para a realização do Congresso em São Paulo.
Entretanto, os membros da Confiarp foram surpreendidos com uma carta do Presidente do Conferp, Carlos Müller que solicitava à presidente da Confiarp, Carmen Chirinos a suspensão do Congresso em 2025 no Brasil. Acesse o conteúdo da carta e veja a insatisfação da atual Diretoria Executiva do Conselho Federal com a iniciativa e coragem dos Conselhos Regionais e da ABRP ao assumirem o direito de organizarem em nosso País, um congresso histórico e importante que só vai agregar e fortalecer o ensino e mercado de Relações Públicas no Brasil, nos países da América Latina e Caribe. Um espaço estratégico para que os profissionais da área possam ampliar e fortalecer as suas redes de relacionamento e negócios no campo da comunicação.
Lamentável a atitude do Presidente do Conferp Carlos Müller e do seu representante na Confiarp Marcelo Tavares que durante toda a reunião tentou justificar a solicitação e convencer os membros da Confiarp presentes na reunião! Com muita justiça seu foi voto vencido e a realização do Congresso mantida.
Após os debates, a decisão foi no voto e dos 15 participantes na Reunião Ordinária (foto) convocada para decidir o pedido do Conferp de adiar o Congresso no Brasil em 2025, só houve um voto contra a do próprio Conselho Federal! Um voto perdido de um conselheiro que após renunciar ao seu mandado no Conferp continua querendo interferir nas decisões da entidade com apoio de conselheiros federais que concordam com tais atitudes desastrosas e descabidas.
Ainda bem que teremos um novo grupo que assume em janeiro de 2025 os destinos da entidade. Acreditamos e esperamos poder iniciar um novo momento para fortalecer os nossos Conselhos e assim, possamos crescer e construir novas relações que fortaleçam e sejam capaz de mudar os destinos da nossa representatividade no Brasil e no exterior.
Graças ao bom senso dos membros da Confiarp, prevaleceu o direito e a confiança da entidade nos Conselhos Regionais (Conrerp) e na Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), que continuam a caminhada e agora mais forte com a certeza que o 40º Congresso Interamericano de Relações Públicas vai acontecer de 24 a 26 de setembro de 2025, em São Paulo, na Faculdade Cásper Líbero. Uma vitória de quem só quer o melhor para nossa categoria e trabalham visando o fortalecimento das entidades de Relações Públicas em nosso País.